Primeira Next Level Week da Rocketseat

Minhas impressões e reflexões sobre o Next Level Week da Rocketseat

Na primeira Next Level Week 🚀 mais do que fazer um app bonitão, com código muito massa e bem organizado, fullstack (javascript, typescript, node, react, react native, css, html, npm, github, axios, express, celebrate, joi, knex, sqlite3, figma… uffaaa)! Fiquei também com algumas lições não-técnicas, que quero compartilhar com vocês.

Além de conhecer as ferramentas de desenvolvimento precisamos dominá-las, e além disso, precisamos acompanhar as atualizações/evoluções. É muito difícil, para não falar impossível dominar todas as tecnologias e ainda acompanhar suas evoluções, devido ao nosso tempo limitado e que dedicamos também as outras áreas de nossas vidas.

Então precisamos de FOCO escolher uma stack e ficar bom nela e evoluir junto com ela.

Opa, mas qual stack? Eita, DEPENDE! 😅

Agora Responde pra si, que momento você está vivendo, qual seu contexto, qual seu objetivo?

Achei legal o que Diego falou em um dos vídeos, porque ele ajuda a responder as perguntas supracitadas:

💡 "Então em vez de pensar qual tecnologia é melhor, pense qual tecnologia é melhor para você para o seu momento para o seu contexto e para os seus objetivos e para isso agora você precisa fazer algumas perguntas como por exemplo: Que tipo de profissional o mercado está buscando? Quais empresas estão utilizando essa tecnologia? Como que é o ecossistema e as ferramentas ao redor da tecnologia? Qual o tamanho da comunidade que está por trás dessa tecnologia? Essa tecnologia faz sentido para o seu momento de carreira? Quantas oportunidades existem para essa tecnologia? Quanto que eu posso reaproveitar de conhecimento anterior usando essa tecnologia? Quais são os problemas que essa tecnologia resolve e principalmente aonde eu quero chegar com essa tecnologia?"

💻 Se seu objetivo é ser desenvolvedor web, iniciante ou quer migrar de carreira, Javascript é uma ótima opção. Todas as tecnologias têm vantagens e desvantagens, resolvem algum problema específico, tem mercado e salários em diversos níveis.

Não pense apenas em nível de cidade, estado ou país. Pense de forma global, em qualquer lugar do mundo vai ter alguém precisando de uma sistema web ou mobile! Essa é a dica de ouro.

Título de exemplo, se você escolher ser desenvolvedor mobile 📱:

Você pode trabalhar apenas com desenvolvimento nativo, Android ou iOS, ou ir para híbridos e atuar com as duas plataformas (Sistemas Operacionais):

Temos então o Ionic, Cordova, Xamarin, Flutter e React Native, talvez poderia colocar aqui o PWA também. Todas essas tecnologias resolvem um problema: entregar software para smartphone, todas tem suas vantagens e desvantagens: complexidade da ferramenta, curva de aprendizado, reuso de código, limitação de plataforma, performance, entre outras. Coisas que elas têm em comum: Mercado.

Com Javascript podemos desenvolver para web, mobile, desktop, podemos nos descobrir nesse leque de possibilidades na área de desenvolvimento, ou mesmo ser um Full Stack Developer e atuar com mobile, web, desktop.

Experiência nos dá velocidade, velocidade vem com a prática e tudo isso é uma questão de FOCO, somado com segurança de sempre estar entregando projetos com mais qualidade.

Uma das coisas que mais me surpreende no mundo do desenvolvimento é saber que tem muitas pessoas 🙋 disponíveis nas comunidades ajudando um ao outro independente do nível de conhecimento a resolver problemas, você só fica sozinho se quiser. São tantas comunidades em vários canais (slack, discord, twitter, facebook, telegram, whatsapp …..). Fica a dica aqui também tenha foco na comunidade que você escolher participar, não dá para ser ativo em todas (lembra que tempo é limitado, e busque qualidade), escolha no máximo três comunidades pra ser bem ativo, e acompanhe as outras quando der.

Dica para manter sua caixa de entrada cheia de oportunidades, ajude os outros na comunidade ou reforce algo legal que alguém postou, curtindo, compartilhando, elogiando de forma sincera.

LinkedIn, Github, Twitter, e "recentemente" o Instagram são excelentes redes sociais para se manter engajado e engajar outras pessoas. Mostre o que você está fazendo, curta o que os outros estão fazendo, engaje-se. Quem não é visto não é lembrado! Mas seja visto de forma positiva, seja positivo. Com certeza estão te observando. Marketing pessoal e networking são essenciais. Agora com essa pandemia que estamos vivendo, onde muitos estão perdendo renda, emprego, essa é uma boa hora de ser lembrado e ser desejado por uma empresa ou oportunidade de negócio.

Quem estuda inglês, talvez já tenha ouvido falar do sistema de repetição espaçada. Você aprende uma palavra hoje e durante a semana você tem sempre que ir lendo, ouvindo e falando essa palavra pra nunca mais esquecer. Para ser visto e notado, você precisa sempre estar repetindo as doses de compartilhamento de coisas relevantes da sua área nas redes sociais para nunca mais ser esquecido por algum recrutador ou empresa. Isso não é bullshit (papo furado, balela), isso de fato acontece.

Essa semana foi incrível de tantos aprendizados, o aprendizado é contínuo, fiquei muito empolgado e feliz por ter participado!

Sempre vai ter um próximo nível!!! #NLW obrigado @Rocketseat!

Link do projeto: Ecoleta

banner

Créditos a imagem: é um extra que foi fornecido na #NLW.

Comentários