Dicas Rápidas sobre React Native

Algumas dicas rápidas para iniciantes em React Native e recomendação de um podcast legal

React Native trata-se de criar interfaces de aplicações móveis.

Sim, o app se integra com GPS (geolocalização), mostra mapa na tela, usa alguns sensores do celular, se integra com Redux para gerenciar estados globais, busca dados da API externa, faz várias coisas legais e até complexas, mas tudo se trata de UI (Interface Gráfica do Usuário).

Quem faz app com React Native está criando interface.

Portanto a primeira regra é:

Interface

É muito importante que a interface seja muito bonita para manter os usuários engajados no aplicativo.

Se vc não manja de Design, use React Native Paper (que ele usa Material Design), fuja do Native Base pq é verboso d+, e tente React Native Elements que é legalzinho, mas o Paper é o melhor dentre os três. O melhor mesmo é você estilizar seguindo um protótipo de um designer, eu fiz isso nesse app: https://github.com/tgmarinho/BmiCalculatorRN eu segui o design do dribbble.

Expo x CLI

Expo é massa pra começar, funciona com mapa, câmera, geolocalização, sensores, só não funciona bluetooth (quem usa isso?).

Compensa usar EXPO para projetos de escopo fechado, que são pequenos, e para MVP. Exemplo Rocketseat Experience, que é apenas um CRUD dá pra fazer com Expo, o Skylab não dá pra fazer com expo e tem q partir para CLI do RN. A configuração de Build, de ícone e splash screen é muito rápido com expo. Mas também já ouvi histórias de aplicativos de suce$$o que estão usando expo até hoje.

Como testar o app?

Como se trata de interface, podemos usar um Storybook para ver como está a UI, podemos testar em vários celulares, e também se não tivermos como buildar o aplicativo para iOS porque está programando no Windows ou Linux, podemos usar o Appcenter para gerar o build e instalar no celular (iphone) de um amigo ou no seu mesmo.

Especialização

Quer se especializar em RN, então estude sobre construção de interface de usuários (UI) e acessibilidade. Saber bem HTML, CSS ajuda muito, ainda mais se você usar a biblioteca styled-components que funciona para React Native, é um ganho em produtividade, pois irá reaproveitar muito o seu conhecimento da web.

Para fazer um mesmo componente com características diferentes em relação aos ambientes iOS e Android é bem fácil, basta mudar o o nome para index.android.js para o Android e index.ios.js para iOS, e o aplicativo saberá na hora de criar um build separar o que é do Android e o que é do iOS. Veja um exemplo: https://github.com/tgmarinho/gobarberRN/tree/master/src/components/DateInput. Veja o DatePicker no iOS: https://youtu.be/mGDstIZzmQs?t=17

Configuração de Ambiente

É uma dor no React Native configurar ambiente em máquina Linux e Windows, no Macbook é chatinho mas é bem mais rápido pela facilidade da própria arquitetura do macOS. Mas a Rocketseat elaborou uma doc muito boa em português e ainda colocaram algumas experiências para resolver alguns problemas de iniciantes. Confira: https://docs.rocketseat.dev/

Leia a DOC do React Native

Está começando? Leia a DOCumentação, ela é a fonte oficial da tecnologia, concordo que as vezes um terceiro produz conteúdos melhores do que o próprio desenvolvedor da ferramenta e tals, mas na documentação oficial pode ter nuances legais que podem te ajudar bastante. Se você já fez um projeto básico em RN ou até mesmo intermediário, através de um curso ou tutorial, tente ler você mesmo a DOC e aprender com ela, você vai se sentir melhor e estará amadurecendo (se tornando Senior) mais também.

Tarefa

  1. Ler a Doc do React
  2. Ler a Doc do React Native
  3. Compartilhar esse post =P

Quer tirar mais insights legais? ouça o podcast #Faladev da @Rocketseat

Rocketseat pra mim hoje é melhor empresa/comunidade que cria conteúdos pagos e gratuitos sobre React Native. Vale a pena acompanhar.

#RNFACIL


Créditos da Imagem

Comentários